
Foto: Charles Guerra (Diário)/Nutricionistas indicam a ingestão de alimentos cítricos como laranjas para regular o corpo
Se você estiver lendo essa reportagem antes da virada do ano ainda pode dar tempo de não colocar o pé na jaca, mas se a leitura ficou para a segunda-feira a intenção é ajudar a diminuir os sintomas caso você tenha exagerado nas festas de fim de ano. Em resposta a comilança, o organismo pode apresentar sinais como: intestino preso ou diarreia, gosto amargo na boca ao acordar, baixa resistência imunológica, dores de cabeça, inchaço, alergias, indisposição e até mesmo uns quilinhos a mais. Tudo isso porque as festas de fim de ano são sinônimo de comidas gordurosas, carboidrato, açúcar e bebidas.
Para que tudo volte a se equilibrar, a nutricionista Fernanda Simões Cordenonsi, 36 anos, indica o "suco detox" para regular o processo do fígado (veja abaixo).
Estado autoriza transformação do PA do Patronato em UPA
- O que eu mais indico pós "pé na jaca" é fazer muito detox. Na verdade, o corpo se intoxica com esse processo de festa, mesmo que a pessoa não abuse tanto dos açúcares, mas saindo da rotina normal, já muda todo o processo metabólico. A ingestão exagerada acaba inflamando as células do nosso corpo, o causa o inchaço e cansaço. Por isso que indico fazer fazer drenagem linfática com a ingestão de líquido ou ainda quem puder aliar com a drenagem manual vai perceber os resultados mais rápido - explica Fernanda.

A indicação é tomar o suco durante uma semana em jejum, e além disso a ingestão de água é fundamental para que o corpo volte a fazer a drenagem. Outra dica é ingerir chá de hibisco, hortelã e verde, três vezes ao dia, para ajudar na digestão e ativar o metabolismo. Ainda conforme a nutricionista, o ideal é não ingerir alimentos, nem líquidos duas horas antes de dormir.
A nutricionista esportiva Andressa da Rosa Rodrigues, 28 anos, sempre alerta os pacientes que é necessário manter o corpo e a mente em equilíbrio, nada de radicalismo. Um dos segredos é saber diferenciar a fome fisiológica da emocional (veja abaixo).
- Essa época festiva é um tentação para todos nós seres humanos mortais que temos desejos e é aí que mora o perigo. Uma beliscada aqui, outra ali, quando viu, se foi o panetone inteiro e você nem percebeu. Geralmente nosso corpo não está adaptado à esse ritmo festivo, devido aos excessos de alimentos mais pesados e álcool, que junto com a temperatura mais quente, ocorre a retenção de líquidos, por isso é indicado intercalar com água para manter-se hidratado e evitar a ressaca do dia posterior - ressalta Andressa.
Com o fim do ano doações de sangue caem pela metade
Já no dia seguinte, para o corpo fazer a "limpeza natural" Andressa comenta que é necessário investir ainda mais na hidratação: beba água, água de coco sem açúcar e sucos naturais de frutas da época, como a melancia, por exemplo. Água aromatizada é uma ótima opção para quem não tem o hábito de beber água, já que possuem efeitos benéficos como anti-inflamatório e antioxidante, auxiliando no reequilíbrio do corpo.
Os chás são outra opção para eliminar a retenção de água acumulada no corpo, mas é bom ressaltar que a indicação depende muito de cada pessoa, não é indicado tomar litros e litros. Além de cuidar da saúde do corpo, praticar exercícios, pelo menos uma hora por dia, ou até mesmo ficar descansando na sombra ou em casa, ajudam a aliviar e a mente, já que para alguns, as festas de fim de ano podem ser sinônimo de correria e estresse.

Sugestões

Suco detox - Dicas da nutricionista Fernanda
Ingredientes:
- 2 folhas ou unidades de vegetal verde (couve, brócolis, pepino) _ Para acelerar o processo de detox no fígado
- 1 fruta cítrica _ Possui vitamina C, antioxidante que combate os radicais livres
- 1 pedaço de gengibre _ Ativa o metabolismo, é termogênico
- Gelo a gosto
- 200 ml de água
- 2 folhas de hortelã
Modo de preparo: Bater tudo no liquidificador e beber logo após, sem coar . Ingerir pela manhã em jejum, durante uma semana
Para saber a quantidade mínima de água que é preciso beber por dia, a nutricionista ensina um cálculo: peso atual x 35, o resultado é a quantidade indicada (em ml)

Suco antioxidante - Dica da nutricionista Andressa
Ingredientes:
- 1 fatia grossa de melancia sem casca e semente
- Folhas de hortelã fresca
- 1 rodela de gengibre raiz
- 2 colheres de sopa de semente de linhaça
- Água
- Gelo a gosto
Modo de preparo: Bater tudo no liquidificador e beber logo após sem coar
Fique de olho
- Fome fisiológica - É quando realmente precisamos nos alimentar
- Fome emocional - Quando nos alimentamos sob fome emocional não temos controle sobre o que consumimos, nos tornando reféns da própria comida